O presidente Barack Obama jogou todo seu peso político nesta terça-feira para apoiar a virtual candidata democrata Hillary Clinton na corrida pela Casa Branca, destacando a experiência e a combatividade de sua ex-secretária de Estado neste primeiro ato público de campanha juntos.
Leia mais
Obama diz que o fácil acesso às armas é inadmissível
"Marco na história dos EUA", diz Hillary ao assumir indicação democrata
Obama diz que americanos e britânicos permanecem sendo "sócios indispensáveis"
– Estou aqui hoje, porque eu acredito na Hillary Clinton – endossou Obama, em um comício em Charlotte, na Carolina do Norte.
– Nunca houve um homem, ou uma mulher, mais qualificado para esse posto – completou.
– Deixa eu dizer uma coisa a vocês, Carolina do Norte, minha fé em Hillary Clinton é sempre recompensada – declarou o presidente em um vibrante discurso em apoio à ex-primeira-dama.
Ao falar diretamente às famílias americanas, o presidente atacou o virtual candidato republicano, Donald Trump, por sua "falsa arrogância" e alertou, repetindo:
– O outro lado não tem nada a oferecer para vocês.
Hillary Clinton viajou junto com Barack Obama no Air Force One, o avião presidencial, pela primeira vez em uma série de eventos importantes de campanha. O objetivo é impulsionar a candidata na disputa com Trump.
O comício aconteceu apenas algumas horas depois de o FBI, a Polícia Federal americana, anunciar que não vai recomendar acusações contra Hillary sobre seu uso de e-mails enquanto ela era secretária de Estado de Obama.
Nem Clinton, nem Obama fizeram qualquer menção à recomendação do FBI ao Departamento de Justiça.
O anúncio tira um peso das costas de Hillary, cuja campanha vinha sendo afetada pelo escândalo. A avaliação do FBI – que considerou Hillary "extremamente descuidada" em enviar informações sigilosas por sua conta de e-mail pessoal –está longe, porém, da completa isenção de responsabilidade que ela estava esperando.
*AFP