A campanha de vacinação contra a gripe chegou ao fim em Santa Maria. Depois de três semanas com imunização após o fim da campanha no Estado, as doses acabaram na rede pública nesta semana, e não há previsão de retomada.
As únicas doses restantes são para crianças que receberam a primeira. Há uma lista com os nomes de quem pode se imunizar, já que as vacinas ficam reservadas. No total, 101,6 mil pessoas foram imunizadas em unidades de saúde de Santa Maria. Dos grupos prioritários, o único que não atingiu a meta foi o das gestantes. A vacinação também foi estendida para outros grupos, como professores, policiais e funcionários públicos.
Também não há mais doses contra a gripe em clínicas particulares, nem previsão de chegada. A Multivacin estima que 3,5 mil adultos foram imunizados, além de mil crianças na clínica. Na Vivacin, foram, em média, 600 doses aplicadas e, na Imune Vacinas, cerca de 500.
Nessa segunda-feira, foi confirmada a quarta morte por Gripe A do ano em Santa Maria. A vítima é uma idosa de 60 anos que não se vacinou. Na região, 2016 também registrou mortes em São Gabriel, Cachoeira do Sul e São João do Polêsine.