A Superintendência de Vigilância em Saúde de Santa Maria confirmou nessa segunda-feira a quarta morte causada por Gripe A em 2016. Segundo a prefeitura, o resultado do exame foi repassado pelo Laboratório Central do Estado.
A vítima é uma idosa de 60 anos, moradora do distrito de São Valentin. Ela fazia parte dos grupos prioritários, mas não recebeu a vacina durante o período inicial da campanha de imunização, que terminou em 20 de maio. A mulher chegou ao Pronto-Atendimento do bairro Patronato em 20 de maio e foi transferida para um hospital em Santana do Livramento, onde morreu em 1º de junho.
No último final de semana, a terceira morte havia sido confirmada em Santa Maria. A vítima é uma mulher de 47 anos que não estava incluída nos grupos prioritários. As outras duas vítimas da doença são uma mulher de 48 anos que tinha diabetes e uma estudante de Medicina de 22 anos.
O último balanço oficial da Secretaria Estadual de Saúde traz duas mortes no município, número que deve ser atualizado na sexta-feira, quando será divulgado novo levantamento. Na região, além de Santa Maria, houve cinco mortes em São Gabriel, três em Cachoeira do Sul e uma em São João do Polêsine.