O caso de três pessoas encontradas desacordadas em um apartamento em Passo Fundo, após usar estufa e ar-condicionado com janelas fechadas, despertou atenção sobre os perigos dos equipamentos usados para aquecer a casa nestes dias de forte frio no Rio Grande do Sul.
Neste caso, os bombeiros e a polícia acreditam que o ar ficou saturado pelo uso dos dois aparelhos, que estavam ligados com portas e janelas da casa fechadas. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o major Jefferson Ecco, do 1º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, explicou que aquecedores elétricos ou a gás podem causar o problema.
Leia mais
Sete cuidados fundamentais para proteger seu pet do frio
Aquecedor a gás, óleo, cerâmico ou elétrico: entenda que cuidados é preciso ter com a saúde
Segundo ele, a falta de revisão e de conhecimento prévio sobre o uso desse tipo de equipamento é o principal motivo de problemas como o que viveu a família de Passo Fundo.
– Em casos mais graves, (os problemas causados por aquecedores) podem levar a óbito – afirma.
Como não tem jeito de fugir destes equipamentos para enfrentar o frio rigoroso deste inverno, o jeito é tomar cuidados extras. Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, o tenente-coronel Evaldo Rodrigues Oliveira Júnior acrescenta que o caso da família de Passo Fundo aconteceu porque o forte calor dentro do ambiente queimou o oxigênio. Como as pessoas estavam encerradas lá, acabaram desmaiando. Poderiam ter morrido.
Veja abaixo como fugir de problemas com estes equipamentos.