Moradores de Santa Maria voltaram a procurar por vacinas da gripe nos postos de saúde da cidade na manhã desta terça-feira. Em muito locais, como na Unidade Básica de Saúde Erasmo Crossetti, na Rua Floriano Peixoto, filas chegaram a se formar.
Rio Grande do Sul é o segundo Estado com mais mortes por H1N1
Na última sexta-feira, o município recebeu do Governo do Estado, por meio da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, 28 mil doses de vacina. Deste total, 10,5 mil foram distribuídas aos postos na a segunda-feira. Nesta terça, pela manhã, mais 2 mil doses já haviam sido encaminhadas para reposição, conforme a necessidade e fluxo de cada unidade.
Estudante que morreu de gripe A, em Santa Maria, procurou atendimento em três hospitais
De acordo com a secretária de Saúde, Vânia Olivo, a distribuição ocorrerá de forma fracionada, para que o controle seja rigoroso e não faltem vacinas para as pessoas integrantes dos grupos considerados prioritários. Outra recomendação que persiste é a necessidade de apresentar comprovante de residência no ato da vacina.
De acordo com dados divulgados pela prefeitura, na última sexta-feira, o município já totalizou 61,3 mil pessoas imunizadas. A meta é vacinar 96.3 mil pessoas que integram os grupos de risco.
Confira, abaixo, os grupos prioritários:
– Crianças de seis meses a 5 anos incompletos
– GestantesMães até 45 dias após o parto
– Trabalhadores da área da saúde da rede pública e privada
– Povos indígenas a partir dos 6 meses de idade
– Idosos (a partir dos 60 anos)
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa
– Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional
– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais (para receber a vacina, é necessário apresentar atestado médico)
Com informações da assessoria de imprensa da prefeitura.