Exames no Laboratório Central do Estado (Lacen) devem confirmar se a morte de uma mulher de 38 anos, moradora de Bento Gonçalves, foi causada por gripe A. Ela estava internada no Hospital Tacchini e faleceu no início da manhã desta quinta-feira. A mulher não integrava os grupos de risco estabelecidos pelo Ministério da Saúde e contemplados na 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde de Bento, a mulher deu entrada na UPA de Bento no início da madrugada da última segunda-feira e, depois, foi internada no Tacchini.
– Ainda não sabemos (se foi gripe A), mas ela estava com síndrome gripal, que evoluiu para insuficiência respiratória e levou ao óbito – aponta Leticia Biasus, enfermeira da Vigilância Epidemiológica em Bento.
Com dois casos de gripe A em escolas de Caxias, comunidade foca na prevenção
A expectativa é de que o resultado dos exames esteja pronto na próxima semana. O nome da mulher não foi divulgado.
A Secretaria Estadual da Saúde confirma seis mortes por gripe A neste ano na região. As vítimas são de Farroupilha, Caxias do Sul, Gramado, Flores da Cunha e Vacaria (esta com dois casos). Há, ainda, 16 casos em análise de Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, São Marcos, Vacaria e Caxias.
A última remessa de vacina para os grupos de risco deve ser recebida pela 5ª Coordenadoria Regional (5ª CRS) no final da tarde desta sexta-feira e posteriormente distribuída aos municípios. Embora não exista expectativa de grande sobra de doses, devido à alta procura, a orientação é de que cada município administre os eventuais excedentes.
– As pessoas devem saber que não adianta apenas a vacina, é preciso tomar os cuidados essenciais – completa a titular da 5ª CRS, Solange Sonda.