O município de São Francisco de Assis, na Campanha, teve seu decreto de situação de emergência homologado pelo governo estadual nesta quarta-feira. Trata-se da primeira das 11 cidades que emitiram o decreto a ter o reconhecimento do Estado, o que garante uma série de benefícios para o município, como a entrega de material de ajuda humanitária.
Através da Divisão de Assistência às Comunidades Atingidas, a Defesa Civil já disponibilizou 1,4 mil telhas para as famílias atingidas em São Francisco de Assis, além de cestas básicas e kits de higiene e limpeza.
Leia mais:
Sensação térmica chega a -5,5ºC no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira
Temporais no RS danificam mais de 250 casas, e frio preocupa autoridades
Tornado atingiu São Miguel das Missões, afirma meteorologista
Ao todo, 26 municípios informaram algum tipo de dano em decorrência das chuvas, vendavais e tornado registrados nos últimos dias no RS (confira lista abaixo). Destes, 11 possuem decreto de situação de emergência (em negrito) cadastrado junto ao Sistema Nacional de Defesa Civil e seguem enviando os restantes dos documentos para comprovar os prejuízos e obter a homologação.
A cheia dos rios, devido à chuva intensa dos últimos dias, obrigou dezenas de famílias a deixarem suas casas, especialmente na Fronteira Oeste. Ao todo, são 138 famílias que estão em residências de familiares ou abrigos municipais, conforme as últimas informações das Coordenadorias Regionais de Defesa Civil. Os moradores que precisaram sair de casa são dos municípios de Quaraí, Dom Pedrito e Alegrete.
Municípios com relatos de danos:
Aceguá
Alegrete
Arroio Grande
Bagé
Campinas das Missões
Candiota
Canguçu
Capão do Leão
Cerrito
Chuí
Dom Pedrito
Herval
Hulha Negra
Jaguarão
Morro Redondo
Pedras Altas
Pedro Osório
Pinheiro Machado
Piratini
Quaraí
Rosário do Sul
Santa Vitória do Palmar
Santa Rosa
São Francisco de Assis
São Miguel das Missões
Turuçu