Foi publicado na manhã desta terça-feira o resultado da licitação do serviço de coleta de lixo em Santa Maria. A prefeitura escolheu duas empresas para fazer a coleta conteinerizada e convencional dos resíduos domésticos. No total, cinco empresas participaram do processo licitatório.
Ainda há cinco dias para recursos, e depois disso o resultado deve ser homologado e o contrato, assinado. Após empresas e Executivo assinarem o contrato, elas têm até 90 dias para começar os serviços de forma plena, sujeito à fiscalização.
Foram escolhidas a empresa Cone Sul Soluções Ambientais, de Porto Alegre, que fará a coleta e o transporte de resíduos sólidos domiciliares conteinerizados. O valor firmado será de R$ 9 milhões para os dois anos de contrato.
Já a empresa Sustentare Saneamento (São Paulo) fará a coleta convencional e o transporte de resíduos domiciliares e públicos. O valor apontado foi de R$ 14,3 milhões por dois anos. Ambos os contratos podem ser renovados por mais três anos.
A licitação prevê a substituição de todos os 500 contêineres já instalados por equipamentos novos, e serão distribuídas mais 100 unidades pela cidade, principalmente na Av. Fernando Ferrari e na Rua General Neto.
Também devem ser instalados contêineres de baixo custo e fácil manuseio, inteiramente de plástico em diversos pontos públicos municipais, como escolas, postos de saúde e demais prédios públicos. Da mesma forma a Prefeitura também passa a disponibilizar à população a coleta de bens inservíveis e de animais.
Zonas de descarte irregular de lixo e onde há grandes focos de depósito também serão cobertas pela coleta, conforme o edital.