Atos a favor da democracia foram realizados nesta quinta-feira em todos os Estados e no Distrito Federal, onde manifestantes aproveitaram a proximidade com o Congresso Nacional para mostrar aos parlamentares o descontentamento com o pedido de impeachment. Bandeiras da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag) e da União Nacional dos Estudantes (UNE) eram carregadas por manifestantes durante toda a caminhada.
Leia mais
Manifestação na Capital defende Dilma e ataca oposição
FOTOS: as imagens do ato na Praça da Sé em São Paulo
VÍDEO: em Brasília, manifestantes foram até o Congresso
Faixas de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à Dilma Rousseff também puderam ser vistos. A representante da CUT na Frente Brasil Popular, Janeslei Aparecida de Albuquerque, disse que o ato na capital federal é essencial para o movimento.
– Brasília, por ser a capital do país, é fundamental para dar visibilidade à nossa insatisfação com o golpe que está sendo aplicado contra o Brasil. Motivo pelo qual entre 700 e mil ônibus vieram para cá, vindos de todos os Estados brasileiros – disse.
Cerca de 40 mil manifestantes, segundo a Polícia Militar, (200 mil, conforme a organização) seguiram em marcha até o Congresso Nacional. Em frente ao Museu da República, várias crianças, que foram à manifestação com seus pais, prepararam cartazes em apoio à democracia e ao governo. As crianças, em sua maioria, tinham menos de 10 anos.
– A gente veio defender o Brasil – disse o pequeno Felipe Kitajima, de 4 anos, logo após pintar um cartaz de apoio à presidente.
Para a mãe dele, a enfermeira Adriana Kitajima, é fundamental que as crianças entendam a importância da democracia. As mães se organizaram com antecedência para que as crianças pudessem fazer suas atividades em segurança.