O jornal norte-americano The New York Times deu, em sua capa desta segunda-feira, amplo espaço à crise política do Brasil. Com a foto da presidente Dilma Rousseff como a principal da primeira página, a publicação aborda a "rede de corrupção" que se espalhou pelo país. A capa ainda traz imagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do protesto pró-impeachment ocorrido em São Paulo, do senador Delcídio Amaral (sem partido-MS) e do juiz Sérgio Moro.
O resumo da reportagem, assinada pelo jornalista Simon Romero, destaca a prisão e a delação premiada realizada por Delcídio Amaral, ex-líder do governo no Senado. O texto conta o episódio em que Delcídio foi gravado planejando um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para tirar o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró da prisão e enviá-lo para fora do país.
Leia mais
Com Marina Silva, Rede lançará campanha por novas eleições
Impeachment tem ao menos 261 votos na Câmara e contrários chegam a 117
Depois de oferecer cargos a deputados, Planalto estende negociação ao Senado
A delação de Delcídio, apontada como uma revelação dos "bastidores" do esquema de corrupção no Brasil, teria deixado o governo Dilma mais perto do "colapso", segundo o New York Times. O texto da capa do jornal termina com um depoimento do senador.