Em visita a Caxias do Sul nesta segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff falou sobre o lançamento da terceira fase do programa Minha Casa, Minha Vida neste mês. A previsão seria entregar cerca de 2 milhões de moradias até o final do segundo mandato. O número de imóveis dessa parcela do programa que ficariam em Caxias, no entanto, ainda é incerto.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Atualmente, 9,3 mil famílias de baixa renda inscritas em programas de habitação aguardam por uma oportunidade de conquistar a casa própria. No entanto, a prefeitura prevê somente 1.340 novas moradias para este ano, assim que o governo federal anunciar as novidades da fase três do Minha Casa.
Conforme o secretário municipal da Habitação, Carlos Giovani Fontana, duas grandes áreas estão sendo preparadas:
- Um desses espaços é o loteamento São Genaro, próximo ao Rota Nova. O outro, um espaço de cerca de cinco hectares, em área plana, sem passivos ambientais, está com a Secretaria de Planejamento para definição de diretrizes viárias. Por isso ainda não vamos divulgar.
Para Fontana, a lista não representa de forma fiel o déficit de habitação do município, porque pode haver inscrição duplicada para uma mesma família, feita em momentos diferentes.
- Conforme um levantamento realizado há cerca de quatro anos pelo Plano Local de Habitação de Interesse Social, o déficit quantitativo seria de 6,5 mil novas residências. Mesmo que este número possa ter aumentado um pouco, acreditamos que seja um número mais próximo da realidade - afirma Fontana.
Mesmo considerando os 6,5 mil, a quantidade de famílias que deixaria de ser contemplada é grande - 5.160 devem permanecer na fila.
Conforme o superintendente de negócios da habitação da Caixa Econômica Federal, Valdir José Angst, até o momento já foram contratadas 17.988 unidades pelo programa habitacional do governo. Destas, 13.077 já foram entregues. Apenas 1.760 de todo o montante representam a faixa 1 de financiamento, voltada para famílias de baixa renda.
- Ainda não temos como precisar quantas novas moradias estarão disponíveis para contratação neste ano, porque precisamos aguardar os novos critérios, que devem ser divulgados em abril - destaca.
Nesta segunda-feira, foram entregues 2.434 moradias de até 49 metros quadrados nas cidades de Caxias do Sul, Três Lagoas (MS), Paracatu (MG), Jundiaí (SP) e Sobral (CE). A presidente Dilma ressaltou que, até agora, o Minha Casa, Minha Vida já entregou 2,5 milhões de unidades. Outras 1,6 milhão estão por entregar, com uma média de 1.220 por dia.
Minha Casa, Minha Vida
Mais de 9 mil famílias estão inscritas para ter a casa própria em Caxias do Sul
Nesta segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff esteve na cidade para entregar 320 apartamentos no Loteamento Campos da Serra
GZH faz parte do The Trust Project