A Festa da Uva 2016 se consolidou como a maior edição da história com o maior público e a maior lucro já registrado em 85 anos.
Ao todo 941.622 participaram da programação, número 2,51% acima da última edição. Foram 692.214 pessoas no parque de eventos e outras 140 mil nos desfiles. O restante do público foi somado nas Olimpíadas Coloniais e eventos paralelos. O número não considera crianças, que não pagavam a entrada no parque. Os dias de maior público nos pavilhões foram o segundo domingo, com 27 mil pessoas, e o último sábado, com 24 mil.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) identificou visitantes de 150 cidades. Os moradores de Caxias representaram 33,6% do público. Nos desfiles, 64% dos espectadores eram de Caxias, mas moradores de 70 cidades assistiram ao espetáculo. A origem desse público de fora eram principalmente o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, além de Argentina e Panamá. 42,2% do público visitou os pavilhões pela primeira vez, enquanto 29% dos espectadores nunca tinham visto os desfiles. A distribuição de uva atingiu 184 toneladas.
A Festa teve também o maior lucro já registrado: R$ 2.209.793,00. O valor é 550,52% maior do que na última edição. A arrecadação foi de quase R$ 19,5 milhões. Segundo o presidente da Festa, Edson Néspolo, o desfile na Plácido de Castro foi aprovado, mas, assim como na bilheteria, são necessárias melhorias para as próximas edições.
"A Plácido não pode ter aquelas arquibancadas de dois ou três degraus, uma montagem de iluminação e som provisórias. Se queremos fazer ali uma área de eventos, temos que dar melhores condições, pensar em iluminação permanente, som permanente, em melhorar o conjunto de arquibancada, deixar mais que uma passarela de show. Mas eu acho que o espetáculo ficou mais bonito, mais compacto", avaliou.
Um dos pontos mais significativos da pesquisa de público foi a idade dos visitantes. Os homens tinham, em média, 38 anos, enquanto as mulheres tinham 37. Nas edições anteriores, a idade média era de mais de 40 anos. Conforme Néspolo, um dos objetivos da Festa era a diversificação de público, principalmente com atração de jovens. Entre os principais fatores que contribuíram para isso foram o museu do videogame, o concurso de cosplay e as noites temáticas.
A pesquisa também apontou que 95,1% do público ficou satisfeito e 97% recomendaria aos familiares. A satisfação dos expositores ficou em 77%, sendo que 75% querem voltar na próxima edição.
Maior festa
Festa da Uva 2016 teve maior lucro e público da história
Ao todo, 941 mil pessoas visitaram as atrações. Lucro ficou em R$ 2,2 milhões
GZH faz parte do The Trust Project