1. Pânico na Bélgica
Duas explosões no aeroporto internacional de Bruxelas e uma terceira na estação de metrô Maelbeek deixaram pelo menos 34 mortos e 198 feridos na manhã terça-feira. O Estado Islâmico reivindicou os ataques. A imprensa local publicou imagens de supostos autores do atentado no aeroporto. Seriam dois homens-bomba. Um terceiro está sendo procurado.
PERGUNTAS E RESPOSTAS: o que se sabe sobre as ações terroristas
ANÁLISE: Rodrigo Lopes e Luiz Antônio Araujo comentam os ataques
AO VIVO: acompanhe as últimas notícias sobre os atentados
2. Crise política
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a Advocacia-Geral da União (AGU) enfrentam dificuldades no Supremo Tribunal Federal (STF) na tentativa de garantir a posse do líder petista como ministro da Casa Civil, nomeação que lhe devolveria o foro privilegiado. Já foram quatro derrotas na mais alta Corte do país.
3. Reação ao impeachment
Sob aplausos e gritos do público de "Não passarão", "Não vai ter golpe" e "Dilma guerreira do povo brasileiro", a presidente Dilma Rousseff se pronunciou na tarde desta terça-feira após encontro com juristas no Palácio do Planalto.
– Nesse caso não cabem meias palavras. O que está em curso é um golpe contra a democracia. Eu jamais renunciarei – disse.
4. 26ª etapa
Deflagrada nesta terça-feira, a 26ª fase da Operação Lava-Jato abre novas linhas de investigação do pagamento de propinas pela Odebrecht em obras que extrapolam a Petrobras – foco inicial das investigações –, inclusive no Rio Grande do Sul. Entre os contratos suspeitos de propina, está a obra de expansão do trensurb, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Em entrevista coletiva, os investigadores ainda citaram a Arena Corinthians e o aeroporto de Goiânia.
5. "Situação grave''
O processo de discussão entre a direção do Grupo CEEE e os sindicatos das categorias afetadas pelos cortes na estatal, iniciado em janeiro, avançou, e serão desligados cerca de 190 funcionários até 4 de abril. Saiba mais na coluna de Marta Sfredo.
6. Retorno ao cinema
Bridget Jones está de volta. Exatos 15 anos após interpretar pela primeira vez a jornalista atrapalhada, Renée Zellweger volta a um de seus papéis de maior sucesso no teaser de O Bebê de Bridget Jones, divulgado nesta terça. A comédia romântica, dirigida por Sharon Maguire, deve ser lançada em 22 de setembro.
7. Foco na África
A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro será reaberta nesta terça-feira após um forçado recesso de verão com a mostra Semana da Francofonia. A programação, com entrada franca, conta com filmes de diferentes épocas e países que enfrentaram a experiência do colonialismo.