
Um sistema de baixa pressão formado entre a Argentina e o Uruguai chegará ao Rio Grande do Sul durante a tarde deste sábado. A Fronteira Oeste deve registrar chuvas intensas logo após o meio-dia, sendo que a instabilidade avançará para as demais regiões do Estado até o início da noite. Como o dia terá temperaturas altas, a frente fria poderá provocar temporais em pontos isolados, com rajadas de vento de 60 km/h, principalmente nas regiões Metropolitana, Centro e Norte.
Além disso, a forte chuva pode causar alagamentos em várias cidades. Conforme a Somar Meteorologia, a precipitação acumulada na Fronteira Oeste deve chegar a 200 mm entre o sábado e a segunda-feira. Na Capital, o volume total para o mesmo período deve variar entre 60 e 80 mm.
Leia mais
Novo temporal pode atingir Porto Alegre. A cidade está preparada?
Adoção de normas técnicas poderia ter reduzido perdas com tempestade
Segundo o Sistema Metroclima, que atua junto ao Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), a Capital estará na área de risco de temporais entre o meio da tarde e a noite de sábado. A instabilidade será marcada por chuva forte de curta duração, raios e ventos fortes.
O domingo terá chuva intensa, que deve parar somente no início da tarde na Fronteira Oeste. Ao longo do dia, o tempo começa a firmar também no restante do Estado. Entretanto, na segunda-feira à tarde um novo sistema de baixa pressão deve se formar entre a Argentina e o Uruguai, trazendo nova instabilidade.