O Conselho de Segurança da ONU condenou energicamente, neste domingo, o lançamento de um foguete por parte da Coreia do Norte e aprovará rapidamente uma resolução com sanções "em resposta a estas perigosas e graves violações".
A declaração foi aprovada em uma sessão de emergência pelos 15 membros do Conselho, incluindo a China, o principal aliado de Pyongyang.
Leia também:
Coreia do Norte lança foguete e provoca reação da comunidade internacional
ONU pede à Coreia do Norte para parar com provocações
Lançamento de foguete norte-coreano gera novas dúvidas
"Os membros do Conselho de Segurança adotarão rapidamente uma nova resolução do Conselho, impondo medidas significativas em resposta a estas perigosas e graves violações" de resoluções da ONU, informa a declaração.
Essas resoluções proíbem Pyongyang de empreender qualquer atividade nuclear e balística.
A declaração afirma que esse lançamento, apresentado por Pyongyang como destinado a colocar um satélite em órbita, "utiliza a tecnologia de mísseis balísticos", o que "contribui para o desenvolvimento por parte da Coreia do Norte de sistemas de vetores de armas nucleares", ou seja, de mísseis intercontinentais com cabeças nucleares capazes de chegar aos Estados Unidos.
"Trata-se claramente de uma ameaça contra a paz e a segurança internacionais", completa o texto.
As negociações entre Washington e Pequim sobre uma resolução para reforçar as sanções que pesam sobre a Coreia do Norte estiveram estancadas durante semanas devido às reticências da China, principal aliado de Pyongyang, segundo diplomatas.