No partido tradicionalmente reconhecido pela falta de consenso, o discurso é de conciliação. Pelo menos é isso que pretende o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), com a "Caravana da Unidade", que prevê visitas em todas as regiões do país. Nesta quinta-feira é a vez do político visitar Florianópolis para encontros com lideranças peemedebistas do Estado. Temer vem acompanhado dos ex-ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha, respectivamente presidente e vice-presidente da Fundação Ulysses Guimarães. A agenda política catarinense ainda tem um encontro do governador Raimundo Colombo (PSD) e secretários e presidentes de autarquias do Estado, em Lages, na manhã desta quinta-feira, onde deve ser discutido os rumos da administração do Estado em 2016.
Ex-ministro da Aviação, Moreira Franco é uma das lideranças nacionais do PMDB e acompanha Temer na visita a Florianópolis. Ele falou sobre o momento atual do partido, incluindo as polêmicas com a presidente Dilma Rousseff (PT), e da legenda em Santa Catarina.
– O PMDB é um partido democrático, onde todos podem se pronunciar. Um exemplo disso é essa agenda de viagens em todas as regiões do país para ouvir sugestões e pedir mais força nas candidaturas nos pleitos municipais deste ano. Vemos a legenda em Santa Catarina com um papel fundamental nesse processo - afirma Moreira Franco.
Outro objetivo da visita do vice-presidente Michel Temer é a campanha para reeleição da presidência nacional do PMDB. As eleições do partido devem ocorrer em março. A "Caravana da Unidade" inicia sua agenda pelo Paraná, depois segue para Santa Catarina, onde será recepcionada pelo presidente do PMDB, Mauro Mariani, vice-governador Eduardo Pinho Moreira, senador Dário Berger, deputado Gean Loureiro, prefeito Udo Dohler, ex-governadores e demais deputados estaduais e federais do PMDB catarinenses.
– O PMDB catarinense é o maior e mais organizado do Brasil. Temos a responsabilidade de apoiar o vice-presidente da República, Michel Temer, no processo de reeleição como presidente nacional. Além de contribuir com uma agenda para o diálogo com os setores produtivos e com a base do partido - diz o presidente do PMDB catarinense, Mauro Mariani.
Agenda cheia
Após visita ao Paraná, Michel Temer chega em Florianópolis no começo da tarde. Às 15h ele tem um encontro reservado com Mauro Mariano, Eduardo Pinho Moreira, Dário Beger e outras lideranças regionais do PMDB. Em seguida, às 16h, atende a imprensa em uma coletiva na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
A conversa com os jornalista deve durar no máximo uma hora. Em seguida, o vice-presidente da República e os ex-ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha se reúnem com empresários e representantes do setor produtivo do Estado na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).
A agenda corrida de Temer tem um último compromisso às 19h com prefeitos, vereadores, pré-candidatos e demais integrantes do PMDB no hotel Cambirela. Em seguida retorna para Brasília.
Colombo expõe situação econômica do Estado em 2016 para secretários
O vice-governador, secretários de Estado, presidentes de autarquias, diretores de Secretarias, assessores e demais integrantes da equipe do Governo do Estado vão participar de um encontro com o governador Raimundo Colombo em Lages, nesta quinta-feira. A assessoria de imprensa do Governo estima que mais de 70 pessoas participem do evento no ginásio do Sesc, às 10h, no município da Serra Catarinense, onde o governador pretende apontar os rumos da economia do setor público do Estado para 2016.
– Vamos buscar junto a todos os secretários a compreensão das dificuldades e uma grande energia para superá-las. É indispensável um entrosamento para que a gente consiga fazer junto um esforço que permita ao governo proteger as pessoas, cuidando da questão do emprego, da questão econômica, da prestação de serviços nas áreas essenciais, como educação, saúde e segurança. E é exatamente para isso que estamos nos preparando, para fazer um bom 2016 - informou Colombo.
Entre as medidas que devem ser anunciadas no encontro, previsto para terminar por volta das 16h, está o anúncio de um investimento de R$ 24 milhões para manutenção de rodovias estaduais através das 35 Agências Regionais de Desenvolvimento (ADRs). Além disso, Colombo deve explicar que, apesar da previsão de do crescimento da arrecadação em janeiro e fevereiro deste ano por causa do turismo, a ordem para os secretários é de cautela com o gasto público.