Como previsto, o fim de semana foi de reajuste de preços nos postos de combustíveis de Santa Maria que ainda não haviam repassado ao consumidor o aumento da cobrança ICMS. Porém, o que não estava na agenda era que, além da gasolina e do etanol, o óleo diesel também sofresse elevação de preços, já que não se enquadra na mesma categoria de cobrança do tributo estadual.
A segunda pesquisa de preços de 2016 também mostrou que, por outro lado, há postos onde a gasolina ficou alguns centavos mais barata do que estava na sexta-feira, quando o novo ICMS entrou em vigor. Veja ao lado os preços verificados na tarde de domingo.
Mesmo que alguns postos tenham remarcado placares para baixo, apenas dois dos estabelecimentos que fazem parte do levantamento ainda seguram os preços de 2015.
Entre os que aumentaram, há quem esteja cobrando até R$ 4,099 pelo litro do combustível, se for pago no cartão de crédito. À vista, o posto (que não faz parte do levantamento) vende o produto a R$ 3,899.
Como esta semana é de pagamento de salários e volta de viagem, é provável que os preços se conservem altos. Por isso a importância de pesquisar. Com o tempo, a concorrência deve puxar os preços para um novo equilíbrio.