O secretário de Estado americano, John Kerry, realizou nesta segunda-feira uma importante visita excepcional ao Laos, onde falou dos bombardeios dos Estados Unidos durante a guerra do Vietnã e da próxima cúpula da ASEAN.
A visita de John Kerry, a terceira em 60 anos de um secretário de Estado americano a este país comunista, tem por objetivo aliviar as relações e dissipar velhos rancores após a guerra.
Também serve para preparar a cúpula da Associação de Nações da Ásia do Sudeste (ASEAN), que será realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro na Califórnia.
O Laos assumiu neste ano a presidência rotatória da ASEAN e no fim do ano acolherá uma cúpula que deverá contar com a presença de Barack Obama, na que será a primeira visita de um presidente americano ao país.
A visita de Kerry, que foi combatente na guerra do Vietnã, é a terceira de um chefe da diplomacia americana depois das de John Foster Dulles, em 1955, e de Hillary Clinton, em 2012.
Procedente da Arábia Saudita, Kerry se reuniu nesta segunda-feira com o primeiro-ministro Thongsing Thammavong, que classificou a visita de novo marco nas relações bilaterais.
Por sua vez, Kerry comemorou a melhora das relações econômicas e de segurança e falou do impacto da guerra e das numerosas bombas americanas que caíram no Laos, para as quais quer impulsionar um programa de desminagem.
A visita é "o sinal de que após décadas de relações muito difíceis entre Laos e Estados Unidos (...), houve uma transformação progressiva", comemorou um diplomata do Departamento de Estado que viaja com Kerry.
Sua visita ocorre poucos dias após o congresso quinquenal do partido comunista do Laos, no poder desde 1975, que elegeu como novo líder o atual vice-presidente Bounnhang Vorachith.
Kerry reconheceu que as bombas que não explodiram são "consequência de nossas ações durante a guerra do Vietnã nos anos 1970".
O Laos é o país do mundo que recebeu o maior número de bombas durante a guerra do Vietnã, entre 1964 e 1973, que alcançaram seu território quando os Estados Unidos tentavam cortar as vias de abastecimento dos vietnamitas.
nr/tib/dth/ros/pc.zm/ma