A empresa Oi é o maior alvo de reclamações de clientes ao Procon estadual em 2015. Ao todo, 20% dos problemas dos consumidores em todas as áreas foi com telefones fixos ou móveis da companhia. Na sequência, aparecem a Sky (TV por assinatura), Claro e Vivo Telefônica.
"Mesmo na liderança, as reclamações desses serviços caíram nos últimos anos", relata a diretora executiva do Procon RS, Flávia do Canto.
Atendimentos
Em relação aos atendimentos, quando não há necessariamente uma reclamação, as principais dúvidas dos consumidores foram em relação aos serviços essenciais (32%), como água e luz. Essa situação foi causada, principalmente, por enchentes que deixaram cidades sem água e vendavais que danificaram redes de energia elétrica.
Na sequência, a lista traz atendimentos sobre serviços privados (27%), produtos (23%) e assuntos financeiros (18%).
Procons
O Estado conta com 87 Procons municipais. Em 2016, as cidades de Viamão, Cachoeira do Sul e Três de Maio também contarão com o órgão.
Campanha
Durante a apresentação dos dados, nesta terça-feira (15), o Procon gaúcho e entidades ligadas à rede varejista de produtos ópticos lançaram a campanha "A escolha é sua". A iniciativa visa a evitar que médicos oftalmologistas indiquem onde os pacientes devem comprar lentes e armações, o que é visto como venda casada.