A construção de diversas escolas de educação infantil está atrasada em Caxias do Sul por diferentes problemas envolvendo contratos com as empresas construtoras. Só em contrato com a empresa MVC para escolas de material pré-moldado via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), são oito obras que não ocorreram. Para uma delas estava cedido um terreno íngreme no bairro Mariani. A empresa quer a renegociação dos valores inicialmente previstos.
Conforme a Secretária de Educação de Caxias do Sul, Marléa Ramos Alves, o FNDE ofereceu a possibilidade de a verba federal ser redestinada para a construção por outra empresa. Para isso, uma visita técnica do Fundo está prevista para janeiro a fim de avaliar se o terreno do Mariani pode receber uma obra convencional, já que o terreno foi escolhido por ser compatível com a tecnologia de construção mais leve da MVC.
Além disso, o município decidiu utilizar parte da verba para construir duas escolas com capacidade para 240 crianças, uma no Campus da Serra e outra do Jardim Planalto. Os projetos já estão prontos.
De acordo com a Secretária, a meta da prefeitura é ter pelo menos quatro novas escolas em 2016.
Para inauguração no início do ano letivo, em 22 de fevereiro, estão previstas escolas no bairro Parque Oásis e no São Vitor Cohab, onde o atendimento será ampliado em 99 vagas. A prefeitura também prevê o término da ampliação da Crescer e Aprender e da creche do bairro Cidade Nova - esta última ficou mais de um ano parada porque, segundo a Secretária, a empresa que ganhou a licitação não cumpriu o prazo e suspendeu a obra, havendo rescisão de contrato em 2014. Uma nova licitação teve de ser feita e a obra foi retomada em abril de 2015.
Outra medida será a conversão de dois Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) em Centros de Referência em Educação Infantil (CREI), nos bairros Serrano e Vila Ipê, especificamente para crianças de 4 e 5 anos.
Marléa afirma que a Secretaria estuda ampliar o número de salas em escolas já existentes - Também estamos fazendo ampliação em salas de aula em algumas escolas. Nós estamos já em obras na escola Sete de Setembro, no bairro São Luiz, e iniciamos um processo para fazer um aumento de salas na escola Zélia Furtado e na escola infantil Caic, no bairro Santa Fé - explica.
O município atende hoje 10 mil crianças de até cinco anos de idade. Segundo a secretária, as novas creches vão contemplar todas as crianças de quatro e cinco anos, conforme prevê a meta do Plano Nacional de Educação, de universalização do ensino em pré-escola até 2016. Com relação à meta de 50% de matrículas para crianças de 0 a 3 anos até 2024, Marléa garante que já foi atingida em Caxias.