O Hospital de Caridade de Jaguari, na Região Central, encaminhou um projeto junto à Secretaria Estadual de Saúde para criação do Centro de Cuidados Integrados (CCI), com atendimento 100% SUS. A ideia é que haja 30 leitos para atender pacientes por períodos de 60 a 90 dias para reabilitação física.
"Além de contribuir para o paciente voltar à ativa, à vida normal, a ideia é também ajudá-lo a conviver com a deficiência. O centro atende principalmente vítimas de AVC ou acidente que tenham tido sequelas", afirma o diretor Ruderson Mesquita.
O diretor estima que sejam necessários cerca de 10 profissionais, entre médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. Esses profissionais são necessários para ajudar o paciente que ficou com sequelas de um acidente, ou AVC, a se reabilitar. O centro seria dentro do próprio hospital, e, por isso, não seriam necessárias grandes obras: apenas a readequação do espaço físico.
O paciente seria encaminhado através da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde. A reportagem ainda aguarda uma sinalização da Secretaria Estadual de Saúde sobre a possibilidade. De acordo com Mesquita, o tempo necessário para implantar o centro é de cerca de seis meses, e os recursos seriam oriundos também do Ministério da Saúde.
Atualmente, a administração do Hospital de Caridade de Jaguari é feita pelo Hospital de Caridade de Santiago.