É na sala São Mateus que um encontro divino ocorre a cada tarde de quinta-feira, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre. Idosos com idades entre 60 e 97 anos recarregam as energias e a vontade de continuarem o caminho ao terem o sorriso e a atenção da voluntária e estudante de fisioterapia Chaiane Prates, 31 anos.
No grupo Alegria de Viver, que começou com 12 participantes e hoje conta com 25, não há espaço para os lamentos. Eles são trocados por exercícios físicos, teatro e dança. A turma é exigente, e espera ansiosa por novas atividades a cada semana.
A ideia de criar o grupo era um sonho antigo de Chaiane, paroquiana da igreja há 20 anos. Ali, ela fez a comunhão, a crisma e se casou. Mas sempre achou que poderia fazer mais. O convite veio em junho deste ano, e foi aceito sem pensar. Desde então, Chaiane garante que o lema do grupo se tornou o lema de vida dela.
Atividades
"Todas as quintas, há uma programação diferente. E eles esperam ansiosos por isso. Trabalhamos muito com exercícios físicos e atividades lúdicas. Temos palestrantes uma vez por mês para falar sobre saúde na terceira idade. A gente também promove passeios mensais para diferentes pontos da cidade. Já levamos a turma ao Jardim Botânico e para passear no ônibus turístico. Mas o momento mais esperado é o chá da tarde, depois de todas as atividades."
Mudança
"No primeiro dia, teve uma pessoa que me disse se sentir muito sozinha e depressiva. Hoje, vejo ela dançando, rindo e brincando. Ela mudou muito a forma de agir, de se comunicar, de ter mais integração com o grupo. É muito gratificante ver esta mudança."
Portas abertas
"O projeto está aberto para outras pessoas de qualquer área, independentemente de ser da área da saúde ou não, que queiram participar, que queiram me ajudar. O objetivo para 2016 é expandir a ação social do projeto. Ele está aberto para todos os idosos. Queremos sair da sala São Mateus e atuar no salão paroquial, que é muito maior e está nos esperando. Só precisamos de mais participantes e voluntários."
Dança e agito que fazem bem à saúde
Vida
"É um trabalho totalmente gratuito para as pessoas que participam, e completamente voluntário de minha parte. Não tem preço que pague este trabalho. Muitos estudos comprovam que atividades na terceira idade dão qualidade de vida ao participante. E aqui a gente percebe isso a cada novo encontro. Eles chegam sorridentes, felizes por mais uma atividade, se sentem úteis."
Aprendiz
"Hoje, sou uma pessoa muito melhor. A minha qualidade de vida também aumentou porque fico na expectativa de vir para o grupo, de fazer as atividades, de estar com eles. O próprio nome já diz: Alegria de Viver. Este é o lema do grupo e também se tornou o meu lema de vida. São seres humanos que já tiveram uma experiência de vida bastante grande. Não estou aqui para ensiná-los. Pelo contrário, eu estou aqui para aprender."
As dicas da estudante
- Fazer o trabalho com amor, com dedicação.
- Gostar de estar com pessoas idosas.
- Ser atencioso.
- Pensar sempre que não estamos para ensinar, mas para aprender com eles.
Para inscrições
- Pastoral do Idoso - Paróquia Nossa Senhora da Conceição
- Avenida Independência, 230, Capital
- Horário: segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h
- Telefone: 3224-0622