Para a ex-governadora do Rio Grande do Sul Yeda Crusius (PSDB), o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) "vem em boa hora", pois o governo da petista "perdeu a condição de governar". A tucana acompanhou a palestra do vice-presidente, Michel Temer, em Porto Alegre, e teceu elogios ao peemedebista.
– O Temer é um homem extremamente confiável. Ele é a garantia da transição – disse.
Sobre o processo de impedimento de Dilma, Yeda afirmou:
– Acho que está na hora, porque o Brasil não está mostrando fundo. A gente não pode ir esperando que alguma coisa aconteça, na base da sorte. É um governo que perdeu a condição de governar. Só isso. Então, dentro da legalidade, creio que é um processo que deve ser analisado. Esse é um processo que vem em boa hora.
Na condição de presidente em exercício – pois Dilma está na Argentina acompanhando a posse de Mauricio Macri –, Temer cumpre agenda em Porto Alegre. Ele desembarcou na Capital por volta das 13h30min, e, antes de retornar a Brasília, terá um encontro com o governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini. A pauta da reunião será a conjuntura atual do país, conforme assessores.
Na semana passada, Sartori manifestou, em nota, neutralidade em relação ao processo de impeachment contra Dilma, que agora foi paralisado pelo Supremo Tribunal Federal até o dia 16.
*Zero Hora