O forte vendaval que atingiu principalmente os bairros Pioneiro, Pôr-do-Sol e Fátima, em Caxias do Sul, por volta das 17h desta quarta-feira (09), destelhou 20 casas do entorno da escola Mansueto Serafini, que também foi atingida pelo temporal. Quatro famílias tiveram que deixar as suas casas, que tiveram a maior parte do telhado arrancada. No Fátima, 15 casas ficaram destelhadas conforme a Defesa Civil do município que, junto com os bombeiros, distribuiu lonas.
GALERIA DE FOTOS: confira imagens dos estragos
"Eu tremia de medo", diz diretora de centro comunitário destelhado em Caxias do Sul
A escola destelhada tem cerca de 300 alunos, entre educação infantil para crianças de 4 e 5 anos, ensino fundamental completo e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) à noite. Parte do muro da escola caiu e a cerca de ferro também foi danificada. No momento do temporal, as crianças estavam em aula. Ninguém se feriu.
Temporal deixa cerca de mil clientes sem energia elétrica em Caxias do Sul
"Ficamos embaixo de uma chapa, tremendo", conta aluna que estava em ginásio destelhado em Caxias
Conforme a Secretária de Educação de Caxias do Sul, Marléa Ramos Alves, a parte do telhado atingida no prédio da escola foi justamente a que cobria a maior parte das salas de aula, que ficaram alagadas. Os danos foram mínimos na parte que recobre a área administrativa, incluindo a direção.
Os prejuízos ainda estão sendo avaliados. As aulas foram suspensas pelo menos até a sexta-feira. Marléa não descarta a possibilidade de pedir espaço junto a escolas estaduais para a finalização do ano letivo, previsto para terminar no dia 18 de dezembro, mas isso será definido a partir de quinta-feira.
Clima
Além de escola, mais de 30 casas são destelhadas por vendaval em Caxias do Sul
Quatro famílias tiveram de deixar as residências
Diego Mandarino
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project