O setor de serviços do país teve queda de 4,8% em setembro na comparação com o nono mês de 2014. Conforme os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na manhã desta terça-feira, a baixa é a maior da série, iniciada em 2012.
O resultado mantém a sequência de quedas mensais ao longo do ano, com alta apenas em março (2,3%). Em 2015, o setor apresenta baixa de 2,8%. Em 12 meses, o recuo é de 1,8%.
Conforme o levantamento se setembro, todos os segmentos tiveram resultados negativos: serviços prestados às famílias (-6,7%); serviços de informação e comunicação (-0,7%); serviços profissionais, administrativos e complementares (-8,1%); transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-6,4%) e outros serviços (-9,9%).
Rio Grande do Sul
O volume do setor de serviços teve baixa de 4,3% em setembro no Rio Grande do Sul. No ano, a queda é de 3,3%. Em 12 meses, o setor no Estado recuou 2,2%.
Em relação às atividades turísticas, o RS apresentou baixa de 12,4%, a maior apontada pela pesquisa no nono mês de 2015. O grupo engloba serviços de alojamento e alimentação, serviços culturais, de recreação e lazer, locação de automóveis, agências de viagens e operadoras turísticas e transportes turísticos.
Leia as últimas notícias