Estão abertas até a próxima segunda-feira, 9 de novembro, as inscrições para o processo seletivo de ingresso de alunos nos cursos superiores e técnicos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
As vagas são oferecidas em 17 campi, localizados em 16 municípios do Estado: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Centro e Restinga), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.
São 1.833 vagas em cursos técnicos e 795 vagas em cursos superiores para as provas próprias, mais 639 com ingresso mediante a nota do Enem para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e 804 com ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os cursos superiores.
No total, então, são 2.472 vagas para cursos técnicos e 1.599 para superiores.
As inscrições devem ser feitas aqui. A taxa é de R$ 35 (cursos técnicos) e de R$ 50 (superiores) e é preciso pagá-la até o dia 11 de novembro. Os campi ofertantes disponibilizam computadores com acesso à internet para os interessados.
As provas ocorrerão no dia 6 de dezembro. O candidato que precisar de condições especiais para realização deverá formalizar seu pedido também até dia 9 de novembro.
O resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição foi divulgado na quinta-feira, 29 de outubro, e pode ser conferido aqui.
O candidato que teve o pedido de isenção aceito (ou deferido) pode acessar o sistema e fazer a inscrição até o dia 9 de novembro. Ao final do processo de inscrição, será gerado um comprovante. Não haverá emissão de boleto bancário neste caso.
Outras dúvidas podem ser esclarecidas aqui.