No primeiro dia de atendimento, 1.580 moradores de Canoas, na Região Metropolitana, entregaram os documentos necessários para realizar o saque do FGTS. Durante a quarta-feira (11), filas e tumulto foram registrados nos quatro pontos de atendimento destinados aos atingidos pelos temporais de outubro no município.
O maior problema ocorreu no Centro Social Urbano, no Bairro Mathias Velho, onde o número de pessoas foi maior e houve bate-boca entre quem estava na fila. Para tentar organizar o encaminhamento do benefício, a prefeitura de Canoas distribuiu, com antecedência, quatro mil senhas, sendo duas mil para atendimento nesta quinta (12) e outras duas mil para a sexta (13).
O prazo para entrega da documentação nos locais vai até 22 de dezembro. O atendimento é feito das 9h às 18h. Depois dessa data, o encaminhamento do FGTS pode ser feito até 20 de janeiro, diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal.
Se toda a documentação estiver correta, o dinheiro é liberado em até 15 dias. Cerca de 30 mil casas foram atingidas pelo temporal em Canoas - 15 mil delas foram destelhadas.
Confira os pontos de atendimento:
Centro Social Urbano
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 1790 - Mathias Velho
Igreja Imaculada Conceição
Endereço: Rua Ana Neri, 1309 - Rio Branco
CAIC
Endereço: Avenida 17 de Abril, s/nº - Guajuviras
Centro de Assistência Social La Salle
Endereço: Rua Lajeado,1300 - Niterói
Quem pode sacar:
Nos municípios com declaração de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública, os trabalhadores residentes nas áreas atingidas e informadas pelo poder público local têm direito a sacar o valor existente, limitado a R$ 6.220,00 mil por conta vinculada do FGTS. É preciso ter saldo em conta para realizar o resgate, e o trabalhador não pode ter realizado saque do Fundo pelos mesmos motivos em período inferior a um ano.
Canais de Atendimento:
A CAIXA implantou um sistema remoto de atendimento para informações. Por meio do telefone 0800 726 0207 (opção 3, opção 2) o trabalhador pode solicitar o saque e receber orientações. A ligação é gratuita e o canal funciona das 6h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 14h, no sábado.
Para valores até R$ 1,5 mil, o recebimento também pode ser realizado em lotéricas ou no autoatendimento das agências da CAIXA, para quem tiver o Cartão do Cidadão com senha.
Documentação necessária (originais e cópias):
- Carteira de Identidade (também são aceitos carteira de habilitação, passaporte e novo modelo da Carteira do Trabalho);
- Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamento), emitido no período de 120 dias anteriores à decretação da emergência ou calamidade, considerando a data de leitura/postagem nos Correios, ou a Declaração da Prefeitura ou da Defesa Civil, contendo todos os dados/exigências;
- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou CNIS (a ser retirada no INSS) ou CAGED (a ser retirada no Ministério do Trabalho);
- Cartão do Cidadão (opcional).