A ciclofaixa da rua Felix Cunha entra em operação no centro de Pelotas a partir desta quinta-feira (12). Quem estacionar no local estará sujeito a ter o veículo recolhido, além de receber multa por infração grave no valor de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de motorista. Com o novo espaço, a cidade chega a 29,1 km de ciclovias e ciclofaixas. O número supera Porto Alegre, que tem 28,5 km. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a capital gaúcha deve ter 35 km até o fim deste ano.
O trajeto da Félix faz ligação com a ciclofaixa da rua Gomes Carneiro, até o Campus Anglo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). No entanto, termina na Praça José Bonifácio, em frente à Catedral, deixando os ciclistas sem trecho delimitado.
Segundo a Prefeitura de Pelotas, mais 14 vias devem receber pista exclusiva para o trânsito de bicicletas até o final de 2016. A principal delas será na avenida Leopoldo Brod, com 3,8 km, ligando a ciclovia da avenida Fernando Osório à ciclofaixa da avenida Ildefonso Simões Lopes.