O temporal que caiu nas regiões Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul na madrugada desta quinta-feira elevou para 32,8 mil o número de pontos sem energia elétrica no Estado. A área mais afetada é a da RGE, onde há 22 mil clientes sem luz.
Conforme a concessionária, a interrupção do serviço foi provocada pela chuva e pelas fortes rajadas de vento que antecederam o temporal. Em Caxias do Sul, a maior cidade da área de concessão, 300 clientes estão com o fornecimento interrompido.
Na área de concessão da AES Sul, são 10 mil clientes sem energia elétrica. O número é o mesmo do balanço divulgado no fim da tarde de quarta-feira. A maior parte dos casos, segundo a distribuidora, se concentra nas regiões Central e na Fronteira Oeste.
A CEEE é a companhia com menor número de pontos afetados. Na manhã desta segunda-feira, segundo a concessionária, havia 800 pontos sem luz, 600 na Região das Ilhas, em Porto Alegre, e 200 em Pelotas, no Sul do Estado. Em ambos os casos, a energia foi desligada de forma preventiva em função dos alagamentos.