Dois técnicos da Defesa Civil nacional foram enviados pelo Ministério da Integração para Santa Maria. Eles chegaram na cidade na manhã desta quarta-feira e, por volta das 11h, entraram em um voo que partiu da Base Aérea de Santa Maria para observar os estragos causados pela chuva na região. Com eles, está o capitão Alexsandro Goi, da Defesa Civil estadual.
Exército constrói ponte móvel na estrada do Velho Amâncio, entre Santa Maria e Itaara
Os três devem se reunir com prefeitos da região no começo da tarde desta quarta-feira. Após observar os estragos, os técnicos devem repassar orientações aos prefeitos para que agilizar os repasses para as situações de emergência.
- Vamos repassar orientações e dar suporte técnico para agilizar o reconhecimento das cidades e para que os municípios possam receber os recursos financeiros com vistas à reconstrução e resposta para minimizar as comunidades que foram atingidas - explica Goi.
Para Santa Maria ter repasses de recursos federais é preciso somar R$ 10 milhões em prejuízos, sem contabilizar os estragos em propriedades privadas. O coordenador municipal da Defesa Civil e secretário de Ação Comunitária Adelar Vargas estima que os estragos tenham somado o valor necessário, mas que a prefeitura tem até quinta-feira para concluir o levantamento.