Até o fim da manhã desta segunda-feira, o prefeito Cezar Schirmer esteve reunido com parte do secretariado e a direção da Caixa Econômica Federal.
A pauta do encontro é sobre os procedimentos para a liberação do FGTS para quem teve prejuízos com os temporais em Santa Maria.
Na última quinta-feira, o Ministério da Integração Nacional reconheceu o pedido de situação de emergência coletivo feito pelo governador José Ivo Sartori para 26 municípios do Estado.
Com isso, os prejudicados poderão retirar até R$ 6.220 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). As prefeituras dos municípios devem comunicar as áreas afetadas à Caixa Econômica Federal. A partir dessa indicação, em 15 dias o saque pode ser liberado.
A prefeitura está finalizando o mapeamento das áreas mais prejudicadas pelo temporal. Até o final desta segunda-feira, a assessoria da prefeitura divulgará quando terminará o levantamento ou, se estiver finalizado, a lista dos bairros afetados.
O relatório será repassado à direção da Caixa Econômica Federal, que deve indicar os procedimentos para a retirada do FGTS.
Como as agências da Caixa estão fechadas em função da greve dos bancárias, pode ser indicado um local específico para encaminhar a documentação.
Municípios que fazem parte do decreto coletivo de situação de emergência:
Alvorada
Alegrete
Agudo
Caçapava do Sul
Cachoeira do Sul
Cambará do Sul
Campestre da Serra
Candiota
Dona Francisca
Eldorado do Sul
Itaara
Joia
Julio de Castilhos
Manuel Viana
Mata
Miraguaí
Montenegro
Nova Esperança do Sul
Nova Palma
Rosário do Sul
Santa Maria
Santiago
São Jerônimo
São Sebastião do Caí
São Gabriel
Silveira Martins