Previstos para funcionar em Porto Alegre a partir desta quarta-feira, dia 21 de outubro, os 50 novos pardais - 48 substituídos por equipamentos já existentes e dois em locais antes sem controle, na Avenida João de Oliveira Remião - só estarão totalmente instalados no final de novembro, conforme previsão da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O órgão alega que as fortes chuvas das últimas semanas impediram o cumprimento do cronograma.
A EPTC não informa quantos já estão ativos e em quais locais. No dia 7 de setembro, o contrato do Poder Público com a empresa Kopp Tecnologia foi encerrado, e quem assumiu o serviço foi a Perkons, que se comprometeu a instalar 50 controladores gradualmente, para monitorar 129 faixas. Todos têm velocidade máxima permitida de 60km/h, exceto os da Avenida da Legalidade e da Democracia, cujo limite é de 80km/h.
- Até o final de novembro, todos funcionarão. O cronograma atrasou devido às intempéries climáticas. Há toda uma infraestrutura para instalar o pardal que exige tempo bom. Enquanto isso, reforçamos o monitoramento com radares móveis - explica o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari.
O contrato vale por um ano e pode ser renovado por mais quatro, com investimento de R$ 385 mil. Os equipamentos terão câmeras acopladas, que possibilitarão à EPTC ampliar o vídeo-monitoramento na cidade, e servirão para questionamentos sobre multas aplicadas pelo órgão.