O governador José Ivo Sartori sobrevoou neste domingo as regiões atingidas pelas chuvas nas últimas semanas no Estado. O sobrevoo incluiu cidades da Região Metropolitana, como Canoas, Eldorado do Sul e Alvorada, e também a região das ilhas de Porto Alegre. De acordo com a assessoria do Piratini, o governador manifestou preocupação com as famílias prejudicadas e também com os prejuízos causados às lavouras de soja, trigo e arroz.
Sartori também visitou o local onde funciona a Central de Doações, que reúne donativos para as vítimas das enchentes. Ele afirmou que a colaboração da comunidade vem sendo fundamental, porque "sozinho o Estado não teria condições de resolver com agilidade tantos problemas". O governador estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, e do coordenador da Defesa Civil, Alexandre Martins, e do chefe da Casa Militar, Everton Oltramari.
Até a manhã deste domingo, 26 municípios já haviam decretado situação de emergência, conforme o Piratini. A prefeitura de Porto Alegre publicará o seu decreto amanhã no Diário Oficial do município.
Os municípios estão sendo abastecidos com kits de alimentos fornecidos pelo governo estadual. Ainda conforme o governo gaúcho, aproximadamente 25 mil telhas já foram entregues e outras 20 mil já estão a caminho para serem entregues nesta semana.
*Rádio Gaúcha