Uma família de Guaíba, na Região Metropolitana, se juntou para remontar uma foto clicada em um cenário que não era visto há 31 anos.
Com as chuvas das últimas semanas, a Avenida João Pessoa, que fica às margens do Guaíba, ficou inundada no fim de semana passado. De acordo com o empresário Maurício Lessa Maciel, 42 anos - o menino que aparece sem o capuz nas imagens antigas - a última vez que isso aconteceu foi em julho de 1984, quando a enchente chegou na porta da casa de sua vó, Marieta Lessa, de 88 anos, no Centro da cidade.
Maurício, em 1984 com 11 anos, aparece ao lado da tia, Adriana, da avó, Marieta, e do primo, Gustavo Brandão, com sete anos na época.
A situação era tão rara que surpreendeu a todos na época. No último sábado, a tia de Maurício, Adriana Acosta, de 52 anos, enviou para ele uma foto tirada há 31 anos em frente à inundação de 1984.
- Eu disse para ela que tínhamos que refazer a foto. Fomos ao local, com as mesmas pessoas, para reeditar a foto 31 anos depois - conta o guaibense.
Maurício e o primo em 1984 e em 2015: mesmo cenário
Conforme Maurício, a ideia foi remontar um acontecimento histórico. A água do Guaíba só havia chegado tão longe nos anos de 1967 e 1984.
Boato sobre novas enchentes e remoções forçadas é desmentido pelo Metroclima
No sábado, dia 17, o nível das águas do Guaíba atingiu a maior marca dos últimos 74 anos, conforme dados da prefeitura de Porto Alegre. Por volta das 14h, as águas chegaram a 2m94cm acima do normal no Cais Mauá.
Com a elevação do volume, a água que sobe do esgoto e das ondas inundou parte do cais e escoou pro desnível abaixo da comporta, atingindo a Avenida Mauá. Nesta terça-feira, o nível do Guaíba baixou mais dez centímetros, mas continua em nível de alerta (acima de 1m80cm).
* Diário Gaúcho