As aulas na rede municipal devem ser retomadas normalmente hoje em 90% das escolas de Santa Maria. Mais da metade dos estabelecimentos não teve aula nesta quinta-feira em comemoração ao Dia do Professor.
Nas escolas Adelmo Simas Genro, na Nova Santa Marta, e na Borges de Medeiros, no bairro Salgado Filho, nesta sexta-feira também não deve haver aula porque será necessário fazer consertos. A secretária municipal de educação Silvana Guerino explica que na Adelmo parte do telhado foi levada pelo vento, mas deve ser recolocado rapidamente. Já na Borges, uma árvore caiu sobre o muro, que ficou destruído. Até segunda-feira, as aulas devem ser retomadas nos dois locais.
Já as escolas Euclides da Cunha, na Vila Carolina, Sinos de Belém, na Nova Santa Marta, e João Hundertmarck, no distrito de Boca do Monte, devem ficar fechadas por mais tempo por conta dos danos sérios. Nesses locais, o telhado foi fortemente danificado e precisarão de reformas mais demoradas.
Conforme o levantamento da secretaria, há outras escolas com problemas, como goteiras e infiltrações, mas que não afetam a atividade escolar. Na zona rural, algumas escolas não tiveram aulas nesta quinta-feira porque estradas interrompidas impossibilitaram a chegada dos estudantes. Assim que as passagens forem reabertas, as aulas retornam.
Alunos de escolas estaduais devem informar-se diretamente nos colégios. Ontem, a 8ª Coordenadoria Regional de Educação estava sem comunicação com as escolas e informou que os diretores têm autonomia para decidir quando reabrir. O Colégio Cilon Rosa ficou sem luz nesta quinta-feira, por conta da queda de uma árvore.
A Ulbra de Santa Maria suspendeu aulas ontem.