O candidato do partido no poder na Tanzânia, John Magufuli, venceu a eleição presidencial com mais de 58% dos votos, anunciou nesta quinta-feira a Comissão Eleitoral Nacional, um resultado rejeitado pela oposição que reivindicou a vitória.
"Declaro oficialmente que John Pombe Magufuli foi eleito presidente da República Unida da Tanzânia", declarou o presidente da comissão eleitoral, Damian Lubuva.
Magufuli conquistou 58,46% dos votos e superou sem dificuldades o seu maior rival, Edward Lowassa, membro do Chadema (Partido para a Democracia e o Desenvolvimento), que registrou 39,97% dos votos.
Mas o ex-primeiro-ministro Lowassa recusou-se a aceitar esses resultados e proclamou sua vitória, acusando a comissão eleitoral de ter falsificado os resultados.
"Nós nos recusamos a aceitar esta tentativa de privar os cidadãos dos seus direitos democráticos, que é exatamente o que fez a Comissão Eleitoral Nacional ao anunciar os resultados que não são reais", disse Lowassa.
"Pedimos que a Comissão Eleitoral anuncie que Edward Lowassa é o novo presidente da República Unida da Tanzânia", acrescentou.
O Chama Cha Mapinduzi (CCM), único partido até 1992, e o Tanu (União Nacional Africana do Tanganiza) do qual procede, governaram o país desde a sua criação, em 1964, por meio da fusão entre Tanganica continental e Zanzibar.
Magufuli, de 56 anos, sucede Jakaya Kikwete, que o governo o país por dois mandatos.
* AFP