A Polícia Federal prendeu em flagrante uma jovem de 23 anos por tráfico internacional de drogas, na noite deste sábado, no Aeroporto Internacional Salgado Filho. A baiana, que embarcou em Barcelona e passou por Lisboa antes de chegar a Porto Alegre, carregava 16 quilos de haxixe na mala.
Os policiais federais desconfiaram do comportamento da passageira na área de desembarque internacional do aeroporto. A bagagem então foi submetida ao raio-X da Receita Federal, que apontou presença de material orgânico na estrutura da mala. Os agentes quebraram o fundo falso e localizaram a droga dividida em 18 pacotes. Veja o trabalho na sequência de fotos abaixo:
Fotos: Polícia Federal
A PF se surpreendeu com a apreensão, porque, na maioria dos casos, os passageiros são flagrados saindo com droga do país - e não retornando da Europa. Na noite da última quinta-feira, uma filipina de 42 anos foi detida com dois quilos de cocaína no Salgado Filho, que tinha como destino o Paquistão.
Natural de Teixeira de Freitas, na Bahia, a jovem presa neste sábado, se condenada por tráfico internacional, pode ter que cumprir de cinco a 25 anos de reclusão. O nome dela não foi divulgado.
A droga que ela carregava (foto abaixo) se chama haxixe e é uma substância extraída das folhas da cannabis sativa, mesma planta usada para produzir maconha. Porém, enquanto a maconha tem 4% de THC (tetrahidrocannabinol), o haxixe concentra até 14%, portanto tem maior capacidade de entorpecer o usuário. No Brasil, a cannabis se adapta perfeitamente, por causa do clima tropical.