Já nas primeiras horas da manhã, a fila para receber lonas era grande no Corpo de Bombeiros de Santiago, na Região Central. Conforme a corporação, até o final da manhã desta quinta-feira, mais de 3 mil pessoas já haviam recebido o material. Ainda na noite de quarta, a lona estocada na cidade acabou e um carregamento de Santa Maria precisou reabastecer o município.
Granizo provoca prejuízos em Santiago
No início da noite de quarta-feira, a cidade foi atingida por um temporal de granizo com pedras do tamanho de bolas de tênis. Veja aqui.
Além das inúmeras casas destelhadas - ainda não há o total de pessoas atingidas -, o temporal provocou o deslizamento de terra sobre a BR-287, entre Santiago e Jaguari. O trecho fica a cerca de três quilômetros do trevo de acesso a Nova Esperança do Sul e está em meia pista.
Foto: Jean Pimentel / Agência RBS
Conforme a prefeitura, 100 famílias precisaram sair de casa na noite passada. Algumas foram para casa de familiares e outras precisaram dormir no Ginásio Municipal Aureliano de Figueiredo Pinto. Na manhã desta quinta, todas elas já haviam voltado para as suas casas.
De acordo com a Defesa Civil, o estrago pode ter sido maior do que os danos ocasionados pelo temporal do dia 8 de outubro, quando cerca de 800 casas foram danificadas pela queda de granizo.
- Pela quantidade de gente que está nas lojas e que veio até o Corpo de Bombeiros procurar por lona, os prejuízos e estragos foram bem maiores do que da outra vez. Estimamos que os danos possam ultrapassar o dobro do que tivemos com o temporal do dia 8 e o vento do dia 15 - disse Haroldo Pouey, coordenador da Defesa Civil.
Foto: Arami Fumaco / Especial
A rede de ensino municipal está com as aulas supensas nesta quinta-feira. Algumas escolas estaduais também estão sem aulas. Postos de saúde foram danificados pelo granizo e também estão fechados.
A prefeitura de Santiago recolhe doações, principalmente, colchões, cobertas e lençois. As entregas devem ser feitas no ginásio municipal, na Rua Servando Gomes, no bairro Gaspar Dutra. Informações pelo telefone: (55) 3251-2262.