Atendendo a uma demanda da comunidade indígena da região e dentro das previsões do programa de ações afirmativas da instituição, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) passará a ter um processo seletivo específico para os índios aldeados. A decisão foi aprovada na última sexta-feira pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A exemplo de outras instituições no país e no Estado, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que já adotaram o sistema de ingresso, os estudantes indígenas interessados em ingressar na UFSM terão seleção específica, com prova diferenciada, já a partir de 2016.
Clique aqui e confira o edital.
As inscrições gratuitas para o processo seletivo começaram nesta terça-feira e vão até 6 de novembro, pelo site da Coperves. A prova será aplicada em 17 de janeiro de 2016, nos campi de Santa Maria e Frederico Westphalen, e é constituída de 20 questões de múltipla escolha e uma redação. Todo o conteúdo será elaborado de acordo com a temática indígena. Serão destinadas 20 vagas para ingresso em 20 cursos de graduação (veja relação abaixo).
- Nada mais é do que um olhar específico para a realidade indígena da região, que apresenta uma carência no acesso dos índios à universidade. É uma conquista para nós e para eles - comenta Jerônimo Siqueira Tybusch, coordenador de planejamento acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
Tybusch explica que o edital foi elaborado junto à Comissão de Implementação e Acompanhamento do Programa Permanente de Formação de Acadêmicos Indígenas (CIAPFAI), responsável pelos assuntos relacionados ao ingresso de indígenas na universidade, e que por isso, a escolha dos cursos se deu conforme a necessidade dos próprios indígenas.
- É uma forma do saber retornar à aldeia, ao universo indígena. O estudante, depois de formado, tem a possibilidade de aplicar os conhecimentos à própria realidade - afirma Tybusch.
Graduação
A partir de 2016, índios aldeados terão prova específica para ingresso na UFSM
Serão destinadas 20 vagas para 20 cursos. Inscrições vão até 6 de novembro
Dandara Flores Aranguiz
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project