Minutos antes de começar a colação de grau da turma 86 do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sobravam nervosismo e emoção. Enquanto amigos e familiares dos formandos chegavam no Park Hotel Morotin para comemorar a conquista, nos bastidores, os acadêmicos se arrumavam e tiravam fotos. Mas o momento de alegria também foi de saudade de Erika Sarturi Becker e Miguel Webber May. Se os dois não tivessem morrido no trágico incêndio da boate Kiss, estariam recebendo o canudo, ao lado dos outros 22 formandos.
- E quando os teus amigos te surpreendem, deixando a vida de repente, e não se quer acreditar? Mas se essa vida é passageira, chorar eu sei que é besteira, mas meu amigo, não dá para segurar - disse Aline Camargo, formanda, em seu discurso, parafraseando Milton Nascimento.
Os dois haviam concluído o 4º semestre quando morreram. Para Aline e Rafael Lago Busanelo, que criaram o discurso especial, Miguel e Erika estiveram presentes naquela noite:
- Hoje podemos sentir o orgulho de dever cumprido, por nós e por eles. Obrigado, grandes amigos e anjos, por terem tornado nossos dias mais alegres e gratificantes, pela força e luz que nos guia. Com todo amor, carinho e saudade, da família 86.
A Agronomia da UFSM foi o curso que mais perdeu alunos na tragédia da Kiss: foram 26 mortos no incêndio.
Para sempre
Vítimas da Kiss são homenageadas durante formatura de seus colegas em Santa Maria
86º turma de Agronomia da UFSM colou grau nesta sexta-feira
GZH faz parte do The Trust Project