Santa Maria recebe, nesta quarta-feira, empresários, militares e outros interessados no setor de defesa e segurança para debater e prospectar oportunidades de negócios na área. O 2º Seminário Internacional de Defesa (Seminde), no Park Hotel Morotin,vai até a sexta-feira, e começa com uma rodada de negócios, promovida pelo Sebrae entre pequenas e grandes empresas e o setor público.
No ano passado, a primeira edição da Rodada do Polo de Defesa reuniu cerca de 40 empresários e representantes de organizações militares para debater possibilidades de fornecimento de produtos e serviços. Mais uma vez, Marinha, Exército e Aeronáutica, além de empresas, como KMW e AEL Sistemas, serão as âncoras, os compradores que dezenas de micro e pequenas empresas tentarão conquistar.
Na programação, estão palestras sobre as oportunidades do setor, como o painel "Transferência de Tecnologia", com o vice-presidente da fábrica sueca de jatos e outros equipamentos militares SAAB, Klas Forsman, amanhã à tarde. O subdiretor do Escritório de Modelagem e Simulação do Exército dos Estados Unidos, coronel Joseph Nolan, é outro palestrante, que falará sobre o uso da tecnologia no treinamento militar.