No segundo mês do mutirão contra a sonegação, o setor de Fiscalização do ISSQN, da Secretaria de Finanças de Santa Maria, vistoriou mais de 80 empresas de estacionamento privado e lavagens de automóveis e encontrou 18 delas funcionando na clandestinidade. Não tinham nem alvará de funcionamento nem pagavam o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Os donos dessas empresas foram notificados a se regularizar.
Segundo a secretária municipal de Finanças, Ana Beatriz Barros, no mês anterior, 75 academias de ginástica e pilates haviam sido vistoriadas, e 14 foram notificadas por também funcionar sem alvarás e sem pagar o imposto.
Nesse cerco aos sonegadores, a Secretaria de Finanças adotou o sistema de mutirão, inspirado em uma ação feita na prefeitura de Bauru (SP). Dessa forma, a cada mês, são visitadas todas as empresas de cada ramo de atividade para verificar a documentação e se o imposto está sendo declarado. Se há suspeita de sonegação, os fiscais acompanham o movimento da empresa em alguns dias para verificar se o número de clientes fecha com o total de notas fiscais emitidas.
Leia mais notícias sobre Economia e Política