A Brigada Militar cumpre nesta segunda-feira uma reintegração de posse no bairro Harmonia, em Canoas. Cerca de 40 famílias serão despejadas do local, conhecido como loteamento Porto Belo, ao longo do dia. Uma confusão envolvendo moradores e policiais foi registrada no início das atividades, com pedras e bombas de gás. Além disso, casas e um ônibus foram incendiados. As informações são da Rádio Gaúcha.
Segundo o tenente-coronel Oto Eduardo Amorim, foi necessário acionar a tropa de choque para controlar os moradores. Os bombeiros do município também foram ao local para apagar as chamas.
Polícia não descarta tentativa de latrocínio em caso de senegalês queimado
Assassinato de mulheres dobra em 2015 na Região Metropolitana Reintegração de posse teve ônibus incendiado Foto: Adriano Ismael Parckert
Os moradores alegam que os policiais agrediram crianças e mulheres, o que é negado pela BM. A corporação disse que precisou usar a força porque os manifestantes jogaram pedras. No meio do tumulto, um ônibus foi incendiado, mas ninguém ficou ferido. Alguns moradores permanecem no local e um cordão de isolamento foi montado.
O terreno, segundo a prefeitura de Canoas, fica em área próxima a uma rede de alta tensão. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Guilherme Ortiz, afirma que o local oferece risco aos moradores e por isso o município solicitou a retirada das pessoas da região.
De acordo com a prefeitura, a maioria das famílias que ocupava o local já havia se mudado para unidades populares construídas no bairro Mathias Velho. Nove delas não aceitaram o acordo e permaneceram no loteamento, o que provocou a reintegração de posse nesta segunda-feira. Essas famílias tiveram de assinar um termo de responsabilidade com o município e deverão procurar casas de parentes ou amigos.
*Rádio Gaúcha