Para os "chefes" das polícias na região, delegado regional da Polícia Civil, Sandro Meinerz, e para o comandante regional da Brigada Militar, coronel Worney Mendonça, é unanimidade que as paralisações dos servidores estaduais, devido ao parcelamento dos salários, foi o principal fator para que alguns crimes aumentassem em Santa Maria.
Suspeito de assalto a farmácias é preso em Santa Maria
Os principais foram o roubo a estabelecimentos comerciais, como farmácias e lojas, que teve elevação de mais de 200% se comparado setembro do ano passado com o mesmo período deste ano, assim como os homicídios, que teve, em agosto deste ano, o seu recorde em um mês: nove.
Polícia identifica suspeito de quatro assaltos a farmácias em Santa Maria
Agora, com a normalização dos serviços, já que os salários foram pagos integralmente e a promessa é que no final do mês não seja parcelado novamente, a expectativa é que os números da criminalidade reduzam. Para que isso ocorra, estratégias estão sendo traçadas, tanto para o policiamento ostensivo quanto para as investigações.
Bandidos invadem farmácia e levam R$ 15 mil em Santa Maria
- Tenho certeza que, como tinha menos policiamento preventivo e com a Polícia Civil paralisada por diversos dias, criou, para o criminoso, uma expectativa de que as chances de praticar um crime e se isentar de uma responsabilidade eram muito maiores. No caso dos homicídios, com uma ação mais planejada, havia mais chances de não ser pego pela Brigada Militar. E com a investigação prejudicada, agosto foi o mês adequado, o mais certo para esse tipo de crime - avalia o delegado Meinerz.
Ladrões rendem funcionária e levam dinheiro de farmácia em Santa Maria
- No raciocínio do criminoso, com certeza, passou que ele teria uma maior facilidade para cometer seus delitos. Mas, no caso da Brigada Militar, em dois dias em que tivemos dificuldade de sair para a rua, com os bloqueios na frente dos quartéis, os índices se mantiveram baixos. Passados esses dois dias é que começamos a ver um crescimento das ocorrências, isso com o policiamento já normalizado - reforça Worney.
Santa Maria
Meta da polícia é frear os roubos a estabelecimentos comerciais
Polícia Civil e Brigada Militar se articulam para frear onda de assaltos
Naion Curcino
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project