A chuva segue causando estragos e problemas no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Durante a tarde, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou bloqueio da BR-471, na altura do km 473, em Rio Grande. Única ligação entre a cidade e Santa Vitória do Palmar, a rodovia chegou a ficar totalmente bloqueada, mas foi liberada parcialmente às 15h. PRF alerta: está perigoso trafegar em muitas estradas, por isso os motoristas devem ter atenção redobrada.
O município do sul do Estado é um dos mais atingidos pelos temporais. Foram pelos menos dois temporais de granizo em menos de 12 horas, que elevaram o número de atingidos para 6 mil. As lonas usadas para cobrir os telhados danificados pelo granizo esgotaram no comércio local e nos municípios vizinhos. O Porto de Rio Grande está com operações suspensas desde as 8h de quarta-feira, quando passaram a serem registradas ondas de até 3,5 metros de altura e rajadas de vento de até 58km/h.
Segundo o mais recente boletim divulgado pela Defesa Civil, às 11h desta quinta, cerca de 36 mil pessoas em 74 municípios já foram atingidas pelos eventos climáticos que atingiram o Estado nos últimos dias. Quase 150 famílias estão desalojadas.
Veja imagens dos problemas em Rio Grande:
Esse número pode aumentar. O principal risco, segundo a Defesa Civil, é Dom Pedrito, na Campanha, onde choveu 50 milímetros. O Rio Santa Maria já chegou a 4,7 metros - e se alcançar os 5,1 metros, moradores terão de ser desalojados.
Em São Sepé, na Região Central, a forte chuva que caiu nos últimos dias deixou quatro pontes submersas. Em todos os casos, os desvios aumentam o percurso de 8 a 10 quilômetros e dezenas de famílias estão isoladas. Em Cachoeirinha, na Região Metropolitana, 16 famílias do Loteamento Chico Mendes estão sendo levadas para residências de familiares ou abrigos locais.
A Defesa Civil estadual mantém o alerta de chuvas intensas e queda de granizo para os próximos dias e orienta as pessoas que moram em áreas de risco a deixarem os locais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 199.