Mais de 600 casas foram atingidas pelo vendaval e granizo em Cambará do Sul na última semana, segundo contagem da Defesa Civil municipal. O decreto de situação de emergência foi assinado ainda na sexta-feira pelo prefeito Schamberlaen Silvestre.
Saiba como ajudar moradores de Cambará do Sul atingidos pelo granizo
FOTOS: veja imagens dos estragos causados pelo temporal
As duas escolas municipais, uma de educação infantil e outra de ensino fundamental, voltaram a funcionar normalmente nesta segunda-feira. Já a Escola Estadual Imaculada Conceição, que fornece o ensino médio em Cambará, segue interditada por tempo indeterminado. O Posto de Saúde também segue fechado. O Hospital da cidade funciona parcialmente, com apenas metade dos 30 leitos porque alguns espaços ainda estão fechados; os atendimentos de urgência e emergência ocorrem normalmente.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A Defesa Civil segue cadastrando os moradores que tiveram prejuízos a fim de possibilitar saques do FGTS caso a situação de emergência seja homologada pelo Ministério da Integração. Conforme o coordenador da Defesa Civil, Esterlano Santos Pereira, muitos moradores atingidos deixaram de fazer o cadastro por terem se preocupado em arrumar as casas. A última oportunidade para fazer o procedimento em base montada na Prefeitura é até o final desta segunda-feira, às 18h. É necessário levar identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda.
"Foi horrível, apavorante", diz dona de madeireira atingida pelo granizo em Cambará do Sul
Parte da equipe da Defesa Civil segue circulando nos bairros para concluir o levantamento de estragos. Uma família de três pessoas ainda está desabrigada e no momento é atendida no abrigo do município.
A Defesa Civil municipal pede doações de cobertor, colchões e telha, que estão sendo recebidas no Ginásio Municipal e, para mais informações, o telefone é (54) 3251.1557.
Para ajudar as pessoas que tiveram prejuízos com o temporal, a Diocese de Caxias do Sul está lançando a campanha SOS Cambará. Até domingo, todas as paróquias da receberão doações em dinheiro, que serão destinadas às famílias do município para reconstrução de suas casas, compras de alimentos, roupas e outras necessidades.
VÍDEO: veja o momento em que o município é atingido pelo granizo
*Com informações do Pioneiro