Em uma ação que durou apenas cinco minutos, um assalto a um restaurante no bairro Nonoai, em Santa Maria, por volta das 13h15min de sexta-feira, terminou com uma pessoa baleada e R$ 1,2 mil roubados.
- Muitos desabrigados vêm pedir comida para nós meio-dia, e ele (o assaltante) se passou por um. Quando a colega que estava no caixa disse que ia preparar a marmita, ele mostrou a arma. Eu estava indo para o caixa e vi a ação. Aí, joguei duas garrafas nele, mas errei. Foi então que ele deu os tiros - relata Wander Luís Souza da Silva, 25 anos, um dos proprietários do restaurante.
O tiro disparado pelo bandido atingiu o pai dele, João Antônio Souza da Silva, 66 anos, na virilha. Conforme Wander, seu pai foi atingido depois de ouvir o barulho das garrafas e correr para saber o que acontecia no estabelecimento. Depois de atirar, o assaltante, que aparentava ter em torno de 20 anos, tirou a tampa do caixa e pegou todo o dinheiro. Na sequência, saiu pela porta da frente e fugiu com um comparsa que o aguardava em uma motocicleta. A Brigada Militar fez buscas na região mas não encontrou o suspeito.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou João Antônio ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Até o início da noite de sexta-feira, o estado de saúde dele era estável. O comerciante passaria por cirurgia.Há seis anos funcionando no local, essa foi a primeira vez que os proprietários e o estabelecimento foram assaltados.
- Levaram todo nosso dinheiro. Normalmente, retiro uma parte. Mas como estava juntando a louça, não deu tempo. Todos ficamos com muito medo na hora, até o assaltante. Acredito que ele atirou por puro medo. Mas, a reação foi no instinto - afirma Wander.
O restaurante ficará fechado durante todo o final de semana e feriado, voltando a abri somente na terça-feira. A promessa agora é de redobrar os cuidados.