Os principais locais para lazer ao ar livre da cidade estão prejudicados pelos mesmos velhos problemas. A falta de manutenção nos brinquedos e a falta de segurança fazem com que, constantemente, o vandalismo tome conta das praças e os brinquedos da área infantil estraguem. O "Diário" percorreu cinco destes espaços, e constatou que os problemas mais recorrentes são os brinquedos danificados e os bancos estragados.
A Praça Monsenhor Ernesto Botton, no bairro Itararé, é a que tem o estado mais grave em relação à infraestrutura e aos brinquedos. Com exceção da área onde ficam os aparelhos da academia ao ar livre - que estão restaurados e pintados -, falta muito para o local ser chamado de praça.
Onde deveria haver um espaço de lazer para as crianças, há apenas estruturas para suporte de balanços, mas não há nenhum brinquedo. Partes de um concreto indicam que o local tinha bancos para os moradores sentarem, mas, agora, nem isso.
Já na Praça General Osório, a Praça do Mallet, o espaço, de forma geral, é o melhor. Mas a situação também é ruim na parte dos brinquedos. Muitos dos balanços estão pendurados, gangorras estão quebradas e também há apenas o suporte quando deveria haver um brinquedo.
- A gente traz as crianças aqui, mas quase não há opção para brincarem. - diz Diene Gonçalves, 21 anos, que estava na praça com a afilhada, Andressa, 3.
Apesar do problema, a Praça do Mallet foi revitalizada recentemente, está com as pinturas novas e até a metade da semana não havia indícios de pichação.
Problemas maiores à noite
A representante comercial Marta Riffel Barrichello, 51 anos, mora perto da Praça dos Bombeiros e leva o cachorro para passear todos os dias no local. Ela se queixa da falta de segurança na praça.
- A praça foi revitalizada e ficou linda. Mas, em menos de um ano, ficou totalmente destruída. O problema principal é à noite, quando os vândalos destroem tudo - desabafou a moradora.
Segundo o superintendente da Guarda Municipal de Santa Maria, Luiz Oneide Martins Gonzatto, o policiamento da guarda é feito em sistema rotativo durante a noite nas praças e patrimônios públicos. Ele explica que de oito a 10 guardas ostensivos ficam responsáveis, durante a noite, pelo monitoramento das regiões.
Trabalho em conjunto
Três secretarias do município - Meio Ambiente, Esporte e Lazer e Infraestrutura, obras e Serviço - trabalham de forma integrada para a melhoria das praças. O titular da secretaria de Meio Ambiente, Antonio Carlos de Lemos, diz que a ideia é que as responsabilidades sejam integradas, e o trabalho se torne mais eficiente:
- Temos um contrato com a SulClean e fazemos um trabalho de roçada nas avenidas, cortes de grama e plantios de mudas.
Lemos ainda adiantou, extraoficialmente, que a Secretaria de Esporte e Lazer deverá enviar um projeto que assegure valor para o recebimento de cerca de 60 novos kits de brinquedo para as pracinhas.
- A ideia é que entremos no próximo verão com os novos brinquedos para as crianças, com plantio de novas flores e com as praças bem mais bonitas - afirmou.