O governo federal vai manter o adiantamento de metade do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS. O pagamento estava sendo barrado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que alegava falta de dinheiro, mas o Planalto optou por não enfrentar outro desgaste político e vai dar um jeito de antecipar a conta, que de qualquer maneira viria este ano, as informações são da Rádio Gaúcha.
A data e a forma como se dará o adiantamento serão definidas nesta quarta-feira (19), em reunião da presidente Dilma com a equipe econômica. À tarde ela recebe o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. Desde 2006, a primeira parcela do 13º dos aposentados é pago na folha de agosto. Só para o Rio Grande do Sul deve ir R$ 1,1 bilhão.
Governo não deve pagar adiantamento do 13º salário a aposentados em agosto
No Congresso, a expectativa é pela votação do projeto que reonera a folha de pagamento das empresas. O executivo tem interesse em retirar o benefício para recuperar a arrecadação. A proposta, contudo, não é bem vista pelos empresários, que foram beneficiadas pelo governo anos atrás com a desoneração da folha, ou seja, uma contribuição menor ao INSS sobre o trabalhador. Acordo firmado na Câmara poupa setores como transportes, confecções, call center, comunicações e calçadistas com aumentos menores na tributação.
* Diário Gaúcho