A construtora Cotrel, que tem contrato com o Dnit para manutenção e recuperação da BR-287, do trevo do aeroporto de Santa Maria até São Vicente do Sul, por cinco anos, não está fazendo só tapa-buracos. O contrato previa também a recuperação da pista, o que começou a ser feito este mês.
Os trabalhos se iniciaram na Faixa Nova de Camobi e preveem a retirada dos trechos de asfalto com problemas, a chamada fresagem. Isso garante um conserto de melhor qualidade e mais duradouro do que um simples tapa-buracos, pois são colocados trechos inteiros de asfalto novo, a quente.
O serviço iniciou no trevo do aeroporto e seguirá por toda a Faixa Nova. Após o conserto dos trechos com defeito, toda a pista da Faixa Nova receberá uma camada fina de asfalto, o chamado revestimento microasfáltico, que cobre as rachaduras na pista e reduz a chance de abertura de buracos. Por último, a pista será sinalizada.
A previsão é que esse trabalho e a construção dos trevos de Pains e da Maringá sejam concluídos até o final de setembro, deixando a rodovia com cara de nova. A partir de outubro, esse trabalho de recuperação, com fresagem e revestimento microasfáltico em todo a pista, será feito de Santa Maria até São Vicente, o que vai melhorar muito a qualidade da rodovia.
Já na Faixa Nova, a previsão é licitar ainda este ano e começar em 2016 o alargamento de sete metros entre o trevo da rodoviária e o de Pains. Haverá duplicação, com duas pistas em cada sentido, separadas no meio por tachões. Essa obra será aproveitada para o futuro projeto de duplicação da Faixa Nova, que ainda está previsto.